Um estudo realizado pela consultora QSP esclarece que a principal causa de desmotivação nas empresas é a falta de clareza estratégica. Mas há mais.
As respostas dos duzentos gestores portugueses que participaram nesta pesquisa foram claras. Todos apontam a responsabilidade dos colaboradores se sentirem desmotivados às práticas das empresas.
Assim, conclui-se que os cinco grandes desafios da gestão empresarial que interferem na motivação das equipas são:
- Falta de clareza estratégica
- Falta de objetivos
- Política salarial desajustada
- Indefinição de funções
- Sobrecarga de trabalho
E apesar de se ter identificado estas razões, que podem muito bem ser também as que estão a levar desmotivação à sua empresa, será mais difícil tirar conclusões no sentido inverso.
Ou seja, apesar dos administradores nacionais se sentirem perto dos seus trabalhadores não será tão fácil para estes últimos, conseguirem entender todas as provações na comunicação e gestão de equipas por que passa um gestor no exercício da sua atividade diária.
Uma das formas mais usuais de comunicar com os colaboradores é o email, que desempenha assim um papel muito importante na gestão diária de uma empresa.
É mesmo o meio de comunicação preferido dos diretores. Apenas 2% dos inquiridos no estudo afirma não o utilizar para falar com os seus trabalhadores e um terço afirma que lhe ocupa metade do horário laboral. O que leva a que mais de metade dos gestores (57%) entendam que a quantidade de emails que recebem é demasiada.
As outras plataformas digitais utilizadas em contexto empresarial são:
- Messaging
- SMS
- Intranet
- Redes sociais
No entanto, também é unânime que as decisões mais importantes devem ser comunicadas presencialmente.