Conheça os benefícios da resiliência emocional
Nem todos os grandes líderes nasceram com a capacidade de liderança completamente apurada. Alguns tiveram de aprender algumas das competências que fazem deles ser quem são.
Para quem ainda sente frustração e ansiedade nos momentos difíceis saiba que, com dedicação é possível conseguir liderar uma equipa com confiança durante uma situação conflituosa. É que além da intuição, existe uma atitude que pode ser aprendida.
Viver de uma forma positiva, influenciando as demais decisões, é também ser resiliente. E quem tem mais resiliência emocional, é capaz de lidar com a mudança, o stress, as tensões de uma forma mais calma e eficaz. Tendo sido verificado que quem lida facilmente com crises pequenas, lida também melhor com as mais graves.
Pessoas mais resilientes são então capazes de se adaptar às adversidades da vida com mais facilidade. Entende-se assim por resiliência emocional a capacidade de adaptação a situações de crise (sejam elas grandes ou pequenas).
Principais características de pessoas com grande resiliência emocional:
- São perseverantes: estão focadas na acção e não desistem;
- Têm sentido de humor: enfrentam as dificuldades como um desafio e não como um obstáculo;
- Têm consciência emocional: entendem os seus sentimentos, assim como os dos outros;
- Controlam a sua vida: negam o papel de vítima, são proactivas e orientadas para a solução;
- Conhecem os seus limites: sabem separar quem são/ a sua identidade do seu sofrimento / stress temporário.
Pela sua própria natureza, algumas pessoas são mais sensíveis às mudanças e dificuldades, manifestando-se perturbadas com as surpresas que a vida quotidiana constantemente impõe.
Apesar da resiliência emocional também estar relacionada com factores externos, impossíveis de controlar (idade, sexo e exposição ao trauma) felizmente, existem várias competências que qualquer pessoa pode desenvolver, para melhorar a sua resiliência emocional e conseguir ser um líder cada vez melhor.
Quem se propõe a fazer essa aprendizagem consciente e gradual, pode assim verdadeiramente transformar a sua vida diária e ficar munido de uma ferramenta muito útil para usar em catástrofes.
Para fortalecer os traços de resiliência, a primeira regra é ser paciente consigo próprio. Ir aprendendo com os erros, mas dando sempre o melhor de si em cada passo. Já sabe, não vale desistir. Acredite que os resultados vão acabar mesmo por aparecer.
Algumas formas simples de realçar a resiliência emocional que ambiciona:
- Relembrar sempre o quanto é forte e capaz de superar desafios, se quiser pode até usar uma lista de auto-cuidados (uma mera chavéna de chá ou pequeno passeio servem) que conseguem nutrir a alma em caso de extremo desgaste;
- Desenvolver uma atitude positiva ao saber controlar como reage às circunstâncias que a vida lhe impõe;
- Cultivar o optimismo, valorizando as realizações já alcançadas e minimizando as fraquezas;
- Construir uma rede de amizade de apoio, para o ajudar a manter-se mais feliz, compreendido, integrado e de emoções saudáveis;
- Praticar exercício físico regular.
Os resultados podem não ser imediatos, mas ao manter a confiança no processo, todo o empenho consistente implementado a longo prazo irá ser recompensado. Mais resiliente, vai conseguir ajudar a sua equipa a atravessar tempestades de uma forma tranquila, forte e confiante.