Desde o The Apprentice (O Aprendiz), em que Donald Trump conduzia, julgava, promovia ou eliminava impiedosamente candidatos a executivos para sua empresa até versões mais modernas como The Profit ou Shark Tank, os reality shows de negócios tornaram-se bastante populares em todo o mundo. E não é apenas por causa do entretenimento.
Ao abordarem situações em que é necessário lidar com crises, liderar equipes, fazer avaliações rápidas, competir persistentemente, fazer avaliações objetivas e assumir responsabilidades, tudo sob grande pressão, os programas ultrapassam a fronteira do entretenimento e ensinam lições importantes sobre o mundo corporativo “real”. O assunto inclusive foi tema de uma reportagem recente publicada pela HSM Management, em que especialistas apontaram quais as principais lições que os programas ensinam. São elas:
A importância da história que se conta
Reality shows são formas modernas de narrativas que prendem o público e que misturam elementos como sucesso, surpresa, riscos e fracasso. Sobre a liderança, existe uma lição importante: a forma como contamos uma história pode influenciar os resultados.
Um líder precisa inspirar e motivar, a forma como conta histórias e traz narrativas sobre o negócio tem impacto direto nos resultados.
Os reality shows de negócio ajudam-nos a conhecer o que inspira pessoas, o que faz com que elas gostem de um empreendedor e não do outro. Aplicados à equipe, esses conhecimentos geram envolvimento .
O papel de unir pessoas
Por falar em envolvimento, o líder também precisa unir as pessoas. Mais do que motivá-las, é preciso criar um ambiente propício para a criação de sinergias de modo a que todos possam trabalhar pelo mesmo objetivo.
No caso de “O Aprendiz”, por exemplo, esse papel fica bem claro. Com os participantes divididos em equipes, é fácil compreender o papel do líder em garantir que todos estejam unidos em busca do mesmo objetivo: vencer a prova. Na vida real, significa atingir metas e obter melhorias.
A importância de análises objetivas
Um dos grandes fatores de sucesso de um reality show consiste no nível de emoçõesque desperta. Se um programa do gênero é capaz de fazer com que as pessoas torçam ou fiquem nervosas pelo resultado, geralmente isso leva ao sucesso. Ao mesmo tempo, o nível de emoção pode fazer com que um participante receba mais apoio não por ser melhor, mas por ser mais carismático.
Com isso, uma importante lição sobre liderança é a necessidade de análises objetivas. Nesses programas, normalmente os líderes são idôneos e capazes de realizar análises que correspondem à realidade, baseadas em resultados e desempenho.
Nos reality shows isso pode gerar descontentamento por parte do público, mas no mundo real gera um senso de justiça e confiança importante para o sucesso da equipe.
Ao mesmo tempo, a importância de análise objetiva reside no fato que quem assiste para aprender também deve conseguir separar o que é “reality” do que é “show”, de modo a compreender melhor as nuances da liderança.
A necessidade de inovar
Boa parte dos reality shows de negócio exige uma característica: inovação. É a inovação que ajuda os investidores de “Shark Tank” a decidirem pelo investimento ou que faz com que os negócios de “The Profit” sejam bem sucedidos.
A própria existência e a continuidade desse gênero, inclusive, são baseadas na inovação. Novos formatos surgem com frequência de modo a não cansar o público e conseguir interesse e atração.
Assim, uma lição de liderança é que é preciso estar pronto para inovar, realizando mudanças estruturadas e focadas em objetivos. Mais do que isso, é necessário que o líder seja capaz de reconhecer essas necessidades de mudança.
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